Aditamento FIES 2021: Novas Regras, como fazer, aditamento simplificado e não simplificado

Para todos os estudantes que recebem auxílio financeiro em seus estudos do FIES, é obrigatório que realizem o aditamento FIES 2021 no período rotativo estabelecido pelo programa. Continue conferindo os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como você pode fazer o aditamento FIES 2021. Acompanhe!

Aditamento FIES 2021
Aditamento FIES 2021

Novas Regras Fies

Dentre as opções disponíveis para a financiamento estudantil, o FIES é o programa que tem conquistado grande parte dos jovens brasileiros. Sendo que para poder se inscrever no programa e ter a chance de conseguir o financiamento é necessário que o interessado cumpra com todas as regras do FIES.

Para o ano de 2021, novas regras foram estabelecidas para o FIES, sendo que quem quiser participar no programa precisará de observar os seguintes aspetos:

  • Nota mínima do Enem: há obrigação de ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de edições realizadas em 2010 para frente. E diferente de antigamente, agora é preciso ter conseguido uma nota mínima de 450 no Enem e não ter tido zero na prova de redação.
  • Tempo para requerimento: a partir de agora existem somente dois períodos para a solicitação do programa. Sendo que as inscrições FIES terão lugar entre 05 e 12 de fevereiro, já para o segundo período de inscrição, a data prevista terá lugar no mês de junho;
  • Redução no número de vagas: em 2021 e 2022 o número de vagas disponíveis no FIES será reduzido das 100 mil vagas disponibilizadas em 2021 para somente 54 mil vagas;
  • Carência para pagamento do financiamento: antigamente o pagamento do valor do financiamento somente ocorria depois de 18 meses antes que o beneficiário entrasse no mercado de trabalho. No entanto, agora, caso o beneficiário já esteja no mercado de trabalho, ele terá que fazer o pagamento assim que se formar. Já em casos de desemprego, o valor deverá ser pago em prestações que equivalem ao pagamento mínimo;
  • Renda mínima: enquanto antigamente somente candidatos de famílias com uma renda de até 3 salários mínimos poderiam participar no programa, agora, o teto foi alargado. A renda mínima passa a ser de até 5 salários mínimos, isso na modalidade do programa designado P-FIES.

Como Fazer Aditamento FIES 2021

Para poder continuar a receber o funcionamento entregue pelo Fies, é preciso que o beneficiário faça o pagamento do valor da renovação todos os semestres.

Sendo que todo o processo que permite esse pagamento é feito por meio de um sistema informatizado do próprio FIES. Siga as seguintes etapas para realizar:

  • Entre no site do FIES;
  • Em seguida informe o seu CPF e senha gerada;
  • Responda as perguntas que são feitas e no fim clicar em “aceitar” e gerar o tipo de aditamento pretendido.
Como Fazer Aditamento FIES 2021
Como Fazer Aditamento FIES 2021

Aditamento Simplificado FIES

Ao fazer o pagamento do FIES é preciso estar atento ao tipo de aditamento que é gerado durante o processo, sendo que um dos aditamentos é o simplificado.

Nesse tipo de aditamento é preciso que no ato do pagamento o beneficiário compareça na sua unidade e solicite o DRM na secretaria de alunos.

Aditamento Simplificado FIES
Aditamento Simplificado FIES

Aditamento Não Simplificado FIES 2021

Caso o beneficiário escolha fazer o aditamento não simplificado, ele precisará de comparecer na secretaria da sua unidade, solicitar o DRM e depois comparecer no banco de contratação dentro do prazo informado no documento de aditamento. Feito isso, o beneficiário será entregue pelo banco o Termo Aditivo que deve ser apresentado na secretária da sua unidade.