Cancelamento FIES 2021: Como Funciona e Tipos de Cancelamento

Em situações em que falta recursos financeiros para o pagamento das mensalidades exigidas numa universidade de nível superior, contar com o auxílio do financiamento estudantil ajuda bastante. No entanto, por diversas razões pode vir a ocorrer o cancelamento FIES 2021, e para que você saiba como funciona exatamente esse cancelamento, preparamos os próximos tópicos deste post.

Cancelamento FIES 2021
Cancelamento FIES 2021

Cancelamento FIES 2021 – Como Funciona?

Arquitetado pelo Ministério da educação com o objetivo de promover a adesão dos estudantes de baixa renda familiar ao ensino superior, o FIES é um programa de financiamento estudantil. O fundo desta plataforma está disponível para os estudantes que tiverem uma renda mensal de até 3 salários mínimos.

De acordo com as novas regras do FIES, os interessados no programa que tiverem uma renda mensal que chega no teto de 5 salários mínimos poderão participar do P-FIES. Ou seja, quem tiver uma renda de até 5 salários mínimos mensais também pode ingressar no programa e ter acesso ao financiamento.


Como Cancelar o FIES

O estudante que por algum motivo quiser cancelar o seu FIES, deverá fazê-lo por meio do sistema SisFies. Valendo lembrar que a possibilidade de cancelar a vaga no programa está disponível somente entre os dias 1 e 15 de cada mês.

Para ter sucesso no cancelamento do financiamento siga o passo a passo montado abaixo:

  • Entre no site do SisFies Aluno;
  • Na página que será exibida faça o login informando o seu CPF e a senha cadastrada;
  • Siga buscando pela opção “Encerramento”;
  • Escolha uma das opções de cancelamento exibidas na tela. É importante ler muito bem acerca de cada opção antes de escolher, já que isso será de grande relevância nas próximas etapas.
Como Cancelar o FIES
Como Cancelar o FIES

Tendo feito assim, o aluno agora terá que informar todos os dados que forem solicitados pelo sistema para seguir e cancelar o seu FIES.


Tipos de Cancelamento do FIES

Durante o processo de cancelamento FIES 2021, o estudante precisa selecionar uma das opções de cancelamento que melhor se adéqua ao seu caso. Abaixo explicamos o funcionamento de cada uma das 4 opções de cancelamento que o FIES apresenta:

  • Permanecer na fase de utilização – nessa opção os estudantes que desejam permanecer na universidade e no mesmo curso deixando o FIES, devem quitar o valor do financiamento dentro do período estabelecido no contrato. Nesse tipo de cancelamento do Fies será preciso pagar o valor correspondente a fase de amortização e de carência (18 meses);
  • Liquidar saldo devedor no ato do encerramento – quem optar por essa forma de encerrar o FIES, terá que pagar o valor total na hora em que estiver encerrando o contrato. A vantagem aqui é que o vínculo é encerrado de uma só vez;
  • Antecipar a fase de carência – nessa opção não é preciso esperar pelo período de 18 meses de carência, já que o estudante passa logo para a fase de pagamento das parcelas trimestrais no mês que procede o da assinatura do termo de encerramento.
  • Antecipar a fase de amortização – nessa opção o estudante descarta a possibilidade de pagamento parcelado do valor total do FIES. No entanto, ao optar por esse tipo de cancelamento o prazo de pagamento será igual a 3 vezes o período utilizado no financiamento mais um ano.
Tipos de Cancelamento do FIES
Tipos de Cancelamento do FIES