Como Funciona o Fies 2021: Inscrição, Resultados e Novas Regras

Continuar com a formação no ensino superior é de extrema importância para os cidadãos que pretendem ter um bom trajeto profissional. Sendo assim, vale a pena ficar de olho em programas de financiamento como o FIES. Então não deixe de continuar acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como funciona o Fies 2021.

Como Funciona o Fies 2021
Como Funciona o Fies 2021

Como Funciona o FIES 2021

O FIES 2021 é um programa que financia os estudos numa das instituições de ensino superior parceiras do FIES. Sendo que em todas as modalidades do financiamento há observância de uma taxa de juros que é geralmente de 3,4%.

As inscrições no FIES estão abertas para todos os alunos matriculados numa instituição de ensino vinculada ao FIES e que apresenta uma qualificação positiva em todos os processos que são conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).


Inscrições FIES 2021

Para ter acesso ao financiamento do FIES 2021 é preciso que o interessado faça a sua inscrição. A inscrição no programa pode ser feita de forma totalmente online, para poder seguir pelo processo que permite isso, basta observar os passos apresentados, já a seguir:

  • Entre no site oficial do Fies seleção aluno usando ESTE LINK;
  • Na nova página que será exibida, o aluno precisará de informar os dados de cadastro que são solicitadas (CPF, data de nascimento e endereço do e-mail);
  • Assim que a validação for feita, em seguida será preciso acessar o SisFies novamente para dar prosseguimento a inscrição;
  • Feito isso, o aluno que tiver apresentado a sua inscrição terá um prazo de 10 dias para comparecer na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade escolhida por para apresentar todos os documentos exigidos.
  • Depois disso, bastará se apresentar ao banco que oferece o financiamento para contratá-lo.
Como se Inscrever no FIES
Como se Inscrever no FIES

Resultado do FIES 2021

Depois de ter cumprido com o processo que garante a inscrição no FIES, os candidatos deveram ficar de olho nos resultados do programa para saber se foram pré-selecionados ou não. Normalmente os resultados referentes a isso são liberados no mês de março.

A lista dos candidatos admitidos é apresentada no site oficial do Fies Seleção, e para acessar você precisará de seguir o passo a passo abaixo:

Resultado FIES
Resultado FIES

Feito isso, na próxima página já será possível ter acesso às informações relacionadas aos resultados FIES. Assim você já poderá seguir em frente e garantir a vaga na instituição de ensino desejada.


Novas Regras FIES

Com vista a melhorar o programa FIES, o governo adotou uma série de medidas novas esse ano que devem ser conhecidas por todos que pretendem ter acesso ao financiamento entregue pelo programa, veja a seguir:

  • Nota mínima no Enem: é preciso ter conseguido uma nota mínima de 450 nas provas objetivas do Enem e não ter tido zero na prova de redação;
  • Tempo de carência para pagamento: agora já não há 18 meses de carência para o pagamento do FIES. O pagamento deve ser feito assim que o beneficiário se formar, caso ele já esteja no mercado de trabalho. Agora, no caso de beneficiários desempregados, o pagamento deverá ser feito em parcelas;
  • Renda mínima: a renda para adesão do financiamento na modalidade do P-FIES passa a ser de até 5 salários mínimos, e não mais até 3 salários mínimos.