Cronograma FIES 2021: Como Funciona, Modalidades, Cronograma e Inscrições

Um dos aspetos que precisa ser observado por todos aqueles que pretendem ingressar no FIES, é o cronograma FIES 2021, uma vez que este calendário contém todas as informações necessárias para a sua inscrição. Não deixe de continuar acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes quando você deve apresentar a candidatura para o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2021.

Cronograma FIES 2021
Cronograma FIES 2021

Como Funciona o Fies?

Criado pelo Ministério da Educação – MEC para facilitar o acesso à educação de ensino superior a grande parte dos cidadãos brasileiros de baixa renda, o FIES funciona como um empréstimo ao estudante para o pagamento das propinas. Sendo que o aluno precisa retornar o valor do crédito estudantil concedido.

No entanto, vale ter em mente que o pagamento é feito em duas fases, primeiro ao longo do curso, onde o estudante é obrigado a reembolsar uma parte do valor correspondente ao encargo operacional e custos com o seguro de vida.

Já na segunda fase ou fase de carência e amortização, o estudante começa realmente a pagar o valor da dívida. Esse período do curso inicia logo depois que o estudante termina o curso, e caso ele consiga um emprego, o valor é descontado diretamente na folha de pagamento.

Processo de Inscrição Fies
Processo de Inscrição Fies

Modalidades do FIES

Para melhor servir as diferentes audiências do FIES, o Fundo de Financiamento possui duas modalidades disponíveis para os estudantes interessados. Dessa forma, você encontra a opção que melhor se adequa a sua situação.

Confira abaixo as opções disponíveis no FIES:

  • Modalidade I – FIES – nessa opção é possível ingressar caso você tenha uma renda familiar mensal que não passe o valor correspondente a 3 salários mínimos per capita. Há juros zero e caso o aluno não admita na chamada regular, também existe o recurso da lista de espera.
  • Modalidade II e II – P-FIES – aqui o financiamento está disponível somente para alunos com uma renda mensal per capita que não seja superior a 5 salários mínimos.

Cronograma FIES 2021

Para se preparar melhor para concorrer e conseguir ter uma vaga, é preciso conhecer muito bem o calendário do FIES. De acordo com o cronograma já apresentado, os eventos do programa terão lugar nas datas seguintes:

  • Realização das inscrições – 28 a 31 de julho de 2021;
  • Divulgação dos resultados FIES -4 de agosto de 2021;
  • Complementação das informações das inscrições – 4 a 6 de agosto de 2021;
  • Convocação e preenchimento das vagas na lista de espera – Fies – 4 a 31 de agosto de 2021.
Cronograma FIES 2021
Cronograma FIES 2021

Inscrição FIES

A inscrição FIES é possível por meio da internet. Siga as etapas apresentadas a seguir para se inscrever:

  • Entre no site oficial do SisFies 2021 usando este link – http://sisfiesportal.mec.gov.br/;
  • Em seguida clique em Primeiro Acesso e depois informe os dados exigidos (CPF, data de nascimento e código de verificação), e depois clique em Prosseguir;
  • Siga cadastrando a sua senha e e-mail. Em seguida basta confirmar a inscrição pelo e-mail enviado;
  • Feito isso, retorne ao site do FIES e clique em Já sou cadastrado. Informe os seus dados de acesso e escolha a modalidade FIES desejada para finalizar a inscrição assim que acessar a conta.
Como se Inscrever no FIES 2021
Como se Inscrever no FIES 2021