Cronograma SISU 2021: Como se Inscrever, Segunda Chance e Resultados [TUDO AQUI!]

As oportunidades de ingresso ao ensino superior são diversas para os estudantes que conseguem participar do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é usado por diversos programas de bolsas de estudo para a seleção de seus participantes, como é o caso do SISU. Tendo isso em mente, os alunos que quiserem ter a chance de conseguir uma das vagas entregues pelo SISU precisarão de conhecer o cronograma SISU 2021, já que é nele que é possível conferir as datas marcadas para a inscrição e outros eventos do SISU 2021.

Cronograma SISU 2021
Cronograma SISU 2021

Calendário do SISU 2021

O Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma que visa entregar bolsas de estudos aos participantes do Enem que cumprirem com os requisitos do programa. Sendo que nesse ano o programa fará uso do seguinte cronograma:

  • 22 de janeiro a 25 de janeiro: período da realização das inscrições SISU;
  • 28 de janeiro: data marcada para a divulgação dos resultados da chamada regular;
  • 30 de janeiro a 4 de fevereiro: prazo para a manifestação do interesse em participar da lista de espera;
  • 7 de fevereiro: data em que é feita a convocação dos candidatos da lista de espera.
Calendário do SISU 2021
Calendário do SISU 2021

Como se Inscrever no SISU

Para manifestar o seu interesse em participar do SISU é preciso fazer a inscrição SISU. Para poder participar da inscrição assim que o período definido para esse evento chegar, será preciso ter o ensino médio completo e comprovar participação na última edição do Enem.

Cumprindo com esses requisitos você já poderá seguir em frente e fazer a sua inscrição SISU seguindo o passo a passo abaixo:

  • Acesse a página oficial do SISU usando este link – http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Feito isso, siga em frente informando todos os dados que são solicitados e depois clique em “Minha Inscrição”;

    Minha Inscrição
    Minha Inscrição
  • Selecione o curso e a modalidade que for melhor para ti e depois confirme sua escolha clicando em “Escolher este curso”;
  • Tendo feito isso, a sua inscrição já estará concluída.

    Como se Inscrever no SISU
    Como se Inscrever no SISU

Segunda Chance do SISU

Os cândidos que não forem aprovados na primeira qualificação do SISU podem concorrer na lista de espera.

Caso um dos candidatos aprovados na primeira qualificação venha a não manifestar interesse pela vaga, os candidatos inscritos na lista de espera passam a concorrer para a vaga deixada, tendo assim uma “segunda chance” no SISU.


Nota de Corte do SISU 2021

A nota mínima ou nota de corte é a pontuação mínima que o estudante precisa apresentar para pode concorrer a uma vaga num determinado curso e universidade. A definição de uma nota mínima visa tornar a competição entre os candidatos SISU justa, permitindo que somente os alunos que tiverem a melhor nota consigam a vaga.

Lembrando que a nota de corte para um determinado curso apresenta um valor inicial, no entanto, a medida que novos participantes vão aderindo ao curso, esse valor inicial altera-se, de modo a corresponder a pontuação dos alunos que estão competindo as vagas.

Por isso, é preciso que todos os candidatos inscritos no SISU fiquem atentos a nota de corte, para que possam ajustar a suas opções de cursos para ter mais chances de conseguir uma vaga no programa.

Nota de Corte do SISU 2021
Nota de Corte do SISU 2021