Documentos FIES 2021: Aditamento, Documentos para CPSA e Banco

Durante a inscrição para o recebimento do financiamento oferecido pelo FIES 2021 é preciso que seja feito o cadastro que passa pela entrega da documentação necessária para a garantia da vaga. Sendo assim, é preciso conhecer todos os documentos FIES 2021 que devem ser apresentados por quem está concorrendo no programa. Continue conferindo os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes quais são os documentos FIES que devem ser apresentados em cada entidade.

Documentos FIES 2021
Documentos FIES 2021

Para cada iniciativa do FIES são exigidos documentos necessários. Abaixo você pode ver alguns deles.

Documentos FIES 2021 Aditamento

O aditamento no FIES ou renovação do financiamento deve ser cumprido de modo que o beneficiário continue a receber o apoio no pagamento das mensalidades da universidade. Nesse processo o beneficiário precisa de fazer a renovação do seu contrato e confirmação dos dados presentes no sistema SisFies.

No caso do aditamento simplificado também será preciso comparecer na CPSA para por retirar o documento de regularidade de matricula, o qual deve estar assinado pelo próprio presidente ou vice-presidente da comissão.

Agora, no aditamento não simplificado, fora obter o documento de regularidade de matricula assinado, também será necessário se dirigir ao banco que disponibiliza o financiamento, acompanhado dos fiadores e do seu representante legal, caso seja necessário.

Aditamento FIES 2021
Aditamento FIES 2021

Ao se dirigir a CPSA será preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação original;
  • Original e cópia da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge (somente quando houve alteração no estado civil do estudante depois que ele fez a adesão no financiamento ou fez o último aditamento);
  • Documento original e cópia do comprovante de residência;
  • Documento original e cópia do termo de concessão. Um termo recente de atualização de bolsa do parcial do Prouni também é aceitável caso esse benefício tenha sido conseguido após a contratação do financiamento ou efetuação do último aditamento.

Também será preciso apresentar os mesmos documentos mencionados anteriormente ao se apresentar ao banco que oferece o financiamento.


Documentos FIES 2021 Fiador

Durante o aditamento o fiador deve apresentar certos documentos junto ao banco de modo que os tramites da renovação não travem. Na lista dos documentos que devem ser obrigatoriamente apresentados ao se dirigir ao banco na qualidade de Fiador são os seguintes:

  • Original do CPF;
  • Original do documento de identificação;
  • Em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição do fiador do contrato, será preciso apresentar o original e a cópia do comprovante de rendimentos ;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Originais e cópias do CPF, certidão de casamento e documento de identificação (caso seja o caso).

Documentos Banco

Ao se dirigir ao banco que disponibiliza o financiamento estudantil será preciso que o estudante e o fiador apresentem certos documentos, sendo que no caso dos alunos, os documentos a serem apresentados são os mesmos entregues na CPSA. Agora, para o fiador, a documentação continua a mesma listada anteriormente.

Valendo lembrar que a documentação nesse sentido é a mesma em todos os bancos, não havendo diferença do banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal.