Enem 2021: Inscrições, Provas, Edital, Simulado e Resultados

Se tem um exame que reúne um grande número de jovens de todo o país no mesmo período, é o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2021. A maioria dos candidatos Enem são atraídos pela possibilidade de acesso ao ensino superior. Para trazer as principais informações que todo o candidato ao ENEM precisa conhecer, preparamos os próximos tópicos deste post. Não deixe de acompanhar!

Enem 2021
Enem 2021

Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM 2021 é um exame que busca dar a certificação do ensino médio aos estudantes. Além disso, por meio de programas como o SISU, Prouni e outros, o Enem também serve de meio para o acesso a vagas em instituições públicas do ensino superior.

No caso do presente ano, as provas desse evento anunciadas no final de março, trazem como principal novidade a possibilidade da sua aplicação no formato digital. Sendo que essa novidade marca o início do projeto ambicioso do Ministério da Educação de aplicar todas as avaliações do ENEM num formato totalmente digital.

No entanto, apesar de haver a aplicação das provas no modelo digital, pelo fato dessa ainda ser uma fase piloto, ainda haverá a aplicação do exame no seu modelo regular.

Inscrições Enem 2021

As inscrições ENEM são geralmente feitas no mês de maio. Todas as etapas requeridas para esse efeito podem ser seguidas por meio da internet com o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 85. Siga as etapas abaixo para se inscrever:

  • Acesse a página do participante ENEM – http://enem.inep.gov.br/participante/;
  • Siga informando os dados que são solicitados para a inscrição (CPF e data de nascimento);
  • Em seguida solicite atendimento especial (se for o seu caso) e escolha a língua estrangeira;
  • Continue preenchendo o restante e faça as escolhas necessárias. No fim será preciso gerar o boleto para pagar a taxa de inscrição.
Inscrições Enem 2021
Inscrições Enem 2021

Prova do Enem

Normalmente as provas ENEM são aplicadas no mês de novembro, no entanto, devido a pandemia do coronavírus elas foram adiadas. Tenha em mente que as provas são administradas em 2 dias, sendo que a duração será de 5h30 no primeiro e 5h no segundo dia.

Prova do Enem
Prova do Enem

Edital Enem 2021

O Edital Enem 2021 possui todas as informações relevantes para os estudantes que irão participar no exame. Desse modo, é necessário que você como estudante acesse esse documento para conhecer o cronograma e novidades que o Enem traz. Acesse POR AQUI o edital.

Simulado Enem

Além de conhecer a data de cada prova, também é preciso que o estudante foque em sua preparação para a prova do ENEM. Um dos recursos que pode ajudar nessa hora, é o simulado ENEM 2021, já que por meio dele você tem a possibilidade de avaliar o seu domínio nas matérias mais cobradas em cada prova.

Resultado Enem 2021

Uma vez que as provas do ENEM foram adiadas, atualmente não é possível definir uma data exata para a divulgação dos resultados. No entanto, sabe-se que depois das provas a pontuação do aluno fica disponível para consulta meses depois por meio da página do participante.

Resultado Enem 2021
Resultado Enem 2021