FIES Seleção 2021: Como Participar, Pré-Seleção e Resultados

Muitos estudantes fazem a sua inscrição anualmente no FIES por meio do programa FIES Seleção 2021 para poder conseguir uma das vagas e ter os seus estudos financiados. Sendo assim, é importante que os alunos interessados conheçam muito bem o programa de seleção do FIES para que não enfrentem dificuldades na hora de concorrer a vaga. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba como você pode ter acesso ao FIES Seleção 2021.

FIES Seleção 2021
FIES Seleção 2021

FIES Seleção 2021

Para muitos estudantes que vem do ensino médio, o FIES é um dos programas que serve de porta de entrada para a Universidade. Por conta dos financiamentos acessíveis que o programa oferece, a busca por uma das vagas disponibilizadas pelo FIES Seleção 2021 é bastante alta.

Os interessados em participar do processo seletivo do FIES, precisam de cumprir com todos os requisitos impostos pelo programa. Sendo que o Fies está aberto a todos que tenham conseguido uma pontuação mínima de 450 pontos de média nas provas do ENEM e que não tenham tirado zero na prova de redação.

Também é preciso que o interessado conte com uma renda mensal de até 3 salários mínimos. No caso da modalidade do P-FIES, o valor da renda mensal pode ser de até mesmo 5 salários mínimos, de acordo com as novas regras FIES.

Seleção FIES
Seleção FIES

Como Participar do FIES Seleção 2021

Para poder confirmar a sua vontade de participar do processo seletivo do FIES será preciso acessar o site do programa. Siga as etapas apresentadas já a seguir para fazer a sua inscrição pelo FIES Seleção e ter a chance de conseguir uma vaga no programa:

  • Entre no site do SisFies para inscrição;
  • Com a página carregada, siga clicando na opção que permite a inscrição;
  • Em seguida informe todos os dados que são solicitados (CPF, data de nascimento e um e-mail);
  • Em seguida você terá que informar as opções de cursos e instituições na lista disponibilizada pelo Fies. Feito isso, a inscrição já estará feita e você apenas terá que aguardar pela divulgação dos resultados.
Inscrição Fies 2021
Inscrição Fies 2021

Sistema de Seleção FIES 2021

O sistema de seleção FIES funciona por meio de critérios estabelecidos para a concessão do financiamento aos estudantes. Fora a questão da nota ENEM e da renda mensal necessária, também é preciso que o interessado cumpra com outros requisitos do programa para poder conseguir o financiamento.

Sendo que para conseguir a vaga os interessados não podem estar em débito com o Programa de Crédito Educativo (PCE-CREDUC) ou ser estudante que já usou o Fies.

Pré-Seleção FIES 2021

Depois de realizar a sua inscrição no Fies, somente os cidadãos que forem pré-selecionados é que poderão seguir e completar a sua inscrição. Seguir por esse procedimento é de extrema importância para finalmente acessar o financiamento.

Para completar a inscrição será preciso acessar a página do Fies Seleção. No caso dos estudantes que foram aprovados no P-FIES, será preciso consultar os agentes financeiros que operam o crédito acerca dos procedimentos que precisam ser seguidos para dar procedência a solicitação.


Resultado FIES Seleção 2021

A divulgação da lista dos alunos pré-selecionados para o primeiro semestre é feita no mês de março. Para consultar os resultados basta acessar o portal do SisFies, como demostrado a seguir:

  • Acesse o site do SisFies Portal;
  • Caso os resultados já estejam disponíveis, você terá a opção na tela para fazer a consulta dos mesmos.
Resultado FIES Seleção 2021
Resultado FIES Seleção 2021

Lembrando que depois da divulgação dos resultados os estudantes não aprovados poderão se inscrever na lista de espera.