Lista de Espera FIES 2021: Como Funciona, Inscrições e Requisitos FIES

Devido ao alto volume de candidaturas apresentadas na primeira chamada do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, é normal que muitos estudantes não consigam a vaga no programa. No entanto, esse não precisa ser o fim, já que também existe a lista de espera FIES 2021 que dá mais uma chance de ter o crédito estudantil. Se você não quer ficar por fora da lista de espera e perder a oportunidade de conseguir o financiamento para os seus estudos, então acompanhe os próximos tópicos para se informar melhor acerca desse recurso do FIES.

Lista de Espera FIES 2021
Lista de Espera FIES 2021

Lista de Espera FIES 2021

O FIES foi criado pelo Ministério de Educação (MEC) para ajudar os jovens e adultos que não tem condições de arcar com as mensalidades dum curso no ensino superior. Logo, por meio do empréstimo, o estudante consegue financiar as propinas da faculdade e fazer o reembolso do financiamento somente quando terminar os estudos.

Por isso, vale de tudo para conquistar o FIES, inclusive participar na lista de espera que concede aos candidatos não aprovados na primeira chamada a oportunidade de concorrer novamente. Lembrando que a participação é somente possível para quem cumpre com os requisitos FIES 2021 – abordaremos em tópico seguinte.

Como funciona a Lista de Espera FIES 2021

Depois da divulgação dos resultados FIES, se o total número de vagas disponíveis não for preenchido dentro do prazo destinado a manifestação do interesse pelos candidatos convocados, o programa segue recrutando estudantes a partir da lista de espera. Logo, todo o candidato não selecionado na primeira chamada pode concorrer a uma dessas vagas remanescentes.

Por isso, é preciso que todos os estudantes interessados fiquem atentos ao portal FIES para receber atualizações em relação a data de divulgação dos resultados da lista de espera. No caso do FIES 2021, as datas ainda não foram anunciadas.

Como funciona a Lista de Espera FIES
Como funciona a Lista de Espera FIES

Quem tem Direito ao FIES

A participação no processo de seleção do FIES 2021 é possível mediante o cumprimento dos critérios do programa. Dessa forma, se você estiver interessado no financiamento precisará de se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter participado numa das edições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir de 2010;
  • Ter conseguido uma nota média de 450 pontos nas 5 provas do ENEM;
  • Não ter tido nota inferior a 400 pontos na prova de redação ENEM;
  • Possuir uma renda bruta mensal por pessoa que não passe 5 salários mínimos.
Quem tem Direito ao FIES
Quem tem Direito ao FIES

Inscrição Lista de Espera FIES 2021

Os candidatos colocados em espera para as vagas remanescentes são aqueles que já apresentaram a candidatura na chamada regular do FIES. Isto é, tendo se inscrito inicialmente, você não precisa se preocupar com essa inscrição, já que os nomes dos candidatos não selecionados logo na primeira chamada constam automaticamente na lista de espera.

Dessa forma, basta aguardar e ficar atento ao Portal do FIES para conferir a lista de convocação. Caso venhas a ser um dos estudantes pescados da lista de espera, você terá que proceder com a matrícula FIES 2021.